Minha lista de blogs

sábado, 7 de outubro de 2017

Dica de Livro: Dinheiro e Vida - Joe Dominguez E Vicki Robin




 O livro Dinheiro e Vida dos autores Joe Dominguez e Vicki Robin propõem através de nove passos fazer com que as pessoas reflitam sobre sua relação com o dinheiro utilizando o sistema proposto de triplo IF – Inteligência Financeira, Integridade Financeira e Independência Financeira com casos e histórias reais de pessoas comuns.

Joe cita que em vez de você ter que escolher entre dinheiro e a vida como muitas pessoas fazem, porque não ficar com os dois.

O dinheiro é um meio para obtermos o que desejamos e geralmente, quando falamos sobre dinheiro, estamos nos referindo ao que queremos fazer com ele e sobre esse assunto, o  livro aborda sobre as diversas perspectiva em relação ao dinheiro.
A perspectiva em relação ao nível de rua, nível da vizinhança, como elemento de segurança, poder, aceitação social e como algo maléfico.
São apresentados nove passos para alcançar o  triplo IF – Inteligência Financeira, Integridade Financeira e Independência Financeira através de histórias reais sobre diversas pessoas comuns que obtiveram uma significativa mudança em suas vidas, após a aplicação deste método proposto.

                                        Descanse em paz Joe!!                                              

O dinheiro é conceituado como algo pelo qual escolhemos trocar a nossa energia vital. E o que é energia vital? A energia vital é a distribuição de nosso tempo aqui no planeta, as horas que nos estão disponíveis. Quando vamos trabalhar, trocamos energia vital por dinheiro. De acordo com os autores, essa definição de dinheiro contém uma informação importante:
Primeiro passo
O primeiro passo consiste em fazer uma espécie de trabalho de “arqueologia”: descobrir quanto dinheiro você ganhou durante toda a sua vida e descobrir seu patrimônio líquido, criando um balanço patrimonial pessoal do ativo e do passivo.
Segundo passo
Contém duas partes: calcular o seu salário-hora efetivo, estabelecendo os custos efetivos em tempo e dinheiro necessários para manter o seu emprego; e também fazer um atento acompanhamento de cada centavo que entra ou sai de sua vida. É interessante notar a surpreendente metodologia usada para calcular o salário-hora: não se trata apenas de dividir a renda pela jornada de trabalho, mas incluir nos custos do trabalho todas as horas e despesas relacionadas ao trabalho, como o trajeto ida-e-volta, o traje, a “descompressão” diária (tempo para se recompor em casa quando chega do trabalho), o entretenimento de fuga etc.
Terceiro Passo
Para onde está indo tudo. Neste passo você determinará categorias de gastos para melhorar sua qualidade de vida. Pois, criará o hábito de anotar por diversos meses o que faz realmente com o dinheiro, podendo descobrir uma forte influencia de seu passado em seu consumo e no final irá descobrir o quanto de horas tem que trabalhar para pagar esse consumo.
Quarto Passo
Quanto é suficiente. Serão apresentadas três perguntas que transformarão sua vida.
1. O que eu recebi em realização, satisfação e valor é proporcional à energia vital despendida?
2. Esse dispêndio de energia vital está em harmonia com os meus valores e propósitos de vida?
3. Como essa despesa mudaria se eu não tivesse que trabalhar para viver?
Quinto passo
Esse passo envolve construir um gráfico de suas receitas e despesas mensais, grande o suficiente para acomodar de três a cinco anos de dados.
Sexto passo
É aqui que ganha especial relevo o tema da frugalidade. Esse passo aborda o uso inteligente da energia vital (dinheiro), e a redução ou eliminação consciente das despesas. São apresentadas nada mais nada menos que 101 estratégias para economizar. Eis algumas: compre nas feiras livres produtos agrícolas cultivados em sua região, seja seu próprio agente de viagens, ofereça-se para trabalhar como lanterninha voluntário em um teatro de sua cidade (caso você seja fã de teatro), pare de jantar fora e só volte a fazê-lo quando isso voltar a ser novidade, prometa às crianças no máximo três presentes de Natal e peça que escolham o que desejam (mais do que isso é exagero).

Sétimo passo
O ponto central desse passo é o trabalho. Tal qual o dinheiro, também aqui é redefinido o conceito de trabalho, uma vez que confundimos a noção de trabalho com a de emprego remunerado.

Como diria os autores: “O emprego remunerado extrai o seu único valor intrínseco do fato de que somos pagos para fazê-lo. Tudo o mais que fazemos é uma expressão de quem somos e não do que precisamos fazer devido a uma necessidade econômica. Ao romper o vínculo (entre trabalho e dinheiro), recuperamos a qualidade, os valores e a auto-estima como a nossa essência. Ao romper o vínculo, podemos redefinir o trabalho simplesmente como qualquer coisa que façamos em harmonia com o nosso propósito de vida. Ao romper o vínculo, resgatamos a nossa vida”.

                                                                 "A vida deve ser vivida de forma simples." Vicki Robin

Conclusão: Vale a pena e muito ler este livro. Vale cada centavo gasto para quem se preocupa com finanças, investimentos e levar a vida de forma simples. Terminei de ler em 1 semana.

Entrevista Vicki Robin: 

Fonte: www.valoresreais.com


Para finalizar, uma música que sempre gosto de escutar e relembro minha fase de adolescente. Abraço do Gari.



15 comentários:

  1. Parece bem interessante! Onde você comprou? Já adicionei aqui na minha lista de desejos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo...na epoca comprei na saraiva. Estava bem em conta. Abraço

      Excluir
  2. Parece bem legal o livro, deve ser uma boa leitura

    Abraço

    ResponderExcluir
  3. Eu gastaria minha energia vital sendo um Genghis Khan moderno. Viveria apenas fazendo filhos. Ainda mais se o dinheiro fosse infinito, teria filhos de todas as etnias.

    Abraços e sucesso financeiro!

    ResponderExcluir
  4. Olá Gari,

    Tenho esse livro. Muito bom.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  5. Gari, obrigado pelo post! Gostei muito da abordagem do livro. Com certeza será minha próxima leitura!
    Postei hoje sobre dois livros também. Quando puder dê uma olhada.
    Abraços

    ResponderExcluir
  6. Parece interessante, Gari!
    Quanto custou +-?

    ResponderExcluir
  7. Interessante Gari!

    Vou ver se tem no kindle unlimited hehe

    Abraços!

    ResponderExcluir